sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Como criar um projeto no Easergy V8.0.0 da Schneider Electric

Olá amigos, tudo bem?

Hoje trago um guia prático de como criar um projeto "do zero" e incluir um IED através do software de parametrização dos IEDs Schneider em sua última versão, a Easergy V8.0.0.

Esta versão é a evolução do antigo Micom S1 Studio, que continua sendo o meio de configuração das versões anteriores dos IEDs.

Vamos em frente!

Para a criação de um novo projeto, ou "System" como o próprio Easergy denomina, temos dois caminhos:

1º caminho: Tela de entrada (Start page)

Na tela de entrada já existe um botão "New", conforme a figura abaixo:


Após o clique, temos a tela do sistema novo, onde devemos especificar o nome, algum comentário e a pasta de destino do projeto. Note que o Easergy já atribui uma pasta Default para que os projetos fiquem centralizados.



2º caminho: Tela Principal (Main page)

A tela principal também possui um atalho para a criação de um projeto novo, que fica no campo Studio Explorer, conforme a figura abaixo:

Depois do projeto criado, temos o seguinte cenário:


A partir deste passo, temos que criar a subestação, os níveis de tensão, os bays e os IEDs. Todos estes itens podem ser incluídos através do botão direito do nível presente no Studio Explorer. É bastante intuitivo e acredito não precisar demonstrar tela a tela. Vou incluir até o nível de bay e explico como incluir o IED com mais detalhes. O resultado é o seguinte:


Ok! Bastante tranquilo até agora.

Para a inclusão dos IEDs, podemos fazer de duas formas, a Offline e a Online. Para quem está com possibilidade de comunicação com o IED, o modo Online é o mais fácil, pois necessita apenas de poucos passos. Para tanto, é necessário conhecer como se comunicará com o IED (via rede ou frontal, usando cabo serial). Vejamos:

Modo Online:

Clicar em Connect (canto superior esquerdo) e depois em Quick Connect.


Percebam que temos a possibilidade de comunicação com as mais diversas famílias de dispositivos Schneider. Neste caso, escolhi a família Px40 Series. Depois de clicar na opção, surge a tela da seleção da porta de comunicação. Escolhi a opção Ethernet. Então temos que configurar o IP e o device address.


Este device address é importante e tem um detalhe: Só podemos confirmar este endereço no IED. Não dá para ver pelo Easergy. Pode ser que sua comunicação pela rede não ocorra e este pode ser o "problema". Podem testar pela opção Default, caso não funcione, confiram com o que foi configurado no IED e estará solucionado.

Após este passo, o Easergy tentará comunicar e lhes mostrará uma tela com os principais dados do IED. Basta confirmar e seu IED estará disponível no seu sistema.


Modo Offline:

Com o botão direito, clicar no nível de bay e escolher a opção "New device", que mostrará a mesma tela da seleção da família de IEDs. Depois, temos que informar qual será o IED através do Cortec, que é o código que identifica os IEDs Schneider. A lista inicial tem a ver com os Datamodels que foram instalados (sobre os Datamodels, farei outro post, ok?).


Basta escolher o IED de interesse e clicar em Next. Então o Easergy lhe dará as opções de especificar o Cortec. São listados os modelos disponíveis e à medida que vamos digitando, ocorre um filtro com o resultado.


Depois da digitação, a tela de "New device" fica conforme a figura abaixo.


Após o clique em Next, surge a opção de escolher qual versão do 61850 será utilizada. Escolhi a segunda opção, neste caso.


O próximo passo é dar um nome para o IED e algum comentário, caso ache interessante. Só clicar em Next e o Easergy adicionará o IED no seu sistema. Ao final do processo, você encontrará o IED desta maneira no Studio explorer.


Perceba que não existem arquivos de configurações a partir da adição de um IED ao sistema. Este processo é manual e pode ser feito usando o atalho do botão direito em cima das respectivas pastas (New file).

Para este tipo de IED, são necessários 3 arquivos para que possamos configurá-los corretamente. São eles:

*.set: Arquivo de configuração das principais funções, tais como proteções, RTCs,/RTPs, identificação das Opto Inputs (BIs) ou Relays (BOs), entre outros;
*.psl: Arquivo que armazena as lógicas da aplicação;
*.mcl: Arquivo para a configuração das comunicações em IEC 61850, incluindo os datasets, sincronização SNTP, reports, etc.

Incluirei um de cada para que possam perceber a nova disposição no Studio explorer. Lembrando que estes arquivos também podem ser extraídos do IED, caso você esteja com ele disponível. Tô fazendo a operação sem o IED.


A partir daqui, você estará apto a seguir com as configurações. Farei posts sobre cada uma delas posteriormente.

Até breve!





Nenhum comentário:

Postar um comentário