Hoje trago um pouco sobre os softwares de parametrização dos IEDs Siemens, família Siprotec 5, que são o DIGSI 5 e o IEC 61850 System Configurator.
A Siemens vem de tempos em tempos evoluindo com o DIGSI e atualmente a versão mais recente é a V7.80.08. O que mostrarei também serve para as versões anteriores.
Esta é a tela de entrada. O saxofone da versão 4 do DIGSI se mantém firme!
Veremos agora por partes:
Project tree - Esta é a área que reúne todas as opções de acesso às ferramentas e aos recursos do software. Subdivide-se nas partes "offline" e "online", sendo suficiente para a parametrização, criação das lógicas do usuário, verificação de endereços IEC 61850, entre outros recursos.
Device drivers - Os arquivos agora possuem a extensão *.ddd e estão divididos pelas categorias das funções de proteção, além de um arquivo comum que se refere ao protocolo de comunicação. Após instalados, o DIGSI os apresenta desta forma:
São listadas as versões de firmware (FW), configuration (CFG) e o Status.
Device information - Fornece as principais informações do IED, tais como nome, tipo, product code (short e long), tipo da CPU, entre outros. Também é possível saber o consumo dos recursos (os famosos Function points, que servem para habilitar novas funcionalidades aos IEDs), alguns logs e informações de diagnóstico.
Hardware and protocols - Permite conhecer o conjunto de "cartões" que compõem o IED, além de oferecer algumas configurações dos protocolos de rede onde o dispositivo irá ser instalado. Aqui estão os ajustes de SNTP (Simple Network Time Protocol), IEC 61850, SNMP (Simple Network Management Protocol), esquemas de redundância de rede, entre outros.
Information Routing - É o centro de muitas parametrizações do IED, pois permite "ligar" diversos pontos e atribuir as funcionalidades dos projetos como desejado. A criação de grupos de informações do usuário continua sendo permitida, o que facilita na correlação com os itens a serem configurados.
Settings - É o local para atribuirmos diversos ajustes, incluindo os de proteção, tais como curvas, pickups, entre outros, bem como a definição de alguns comportamentos de acordo com os projetos. Neste caso da imagem, mostro a tela para a configuração da função 50N/51N, seguindo os respectivos estágios (Definite-T1 e Inverse-T1).
Notem que um recurso interessante é que a partir da versão 5 do DIGSI, há a possibilidade de ver as curvas que estão sendo parametrizadas. É especialmente útil para verificar se os ajustes estão corretos.
Charts - Também conhecidos como CFC (Continuos Function Charts), permitem a configuração das lógicas aplicadas nos projetos. Além da parte booleana simples, é possível atribuir diversos blocos internos de funções do IED, para diversos fins.
Outra evolução interessante é que agora é possível "animar" os gráficos do CFC no modo Online, o que facilita bastante nos comissionamentos, analisando os caminhos que estão sendo processados e identificando as necessidades.
Display pages - É bastante intuitivo e possibilita a configuração das telas do IED. São disponibilizados itens como texto, medidas e desenhos básicos, que são suficientes para a maioria das aplicações, tais como diagramas unifilares, medições operacionais e comandos.
IEC 61850 Structure - É o mapa dos endereços IEC 61850 que o IED dispõe, que pode ser acessado para a conferência dos pontos junto ao sistema supervisório, por exemplo, ou ainda para conferência com a comunicação entre IEDs.
Neste exemplo, trago a localização do endereço de operação da Zona 1 da função de distância.
Test sequences - Aqui está um outro recurso novo, que até então, desconheço em IEDs de outros fabricantes. É a possibilidade de reproduzir o que uma caixa Omicron/Doble ou similares fariam, por exemplo. Podemos programar os estágios e avaliar o comportamento do IED como se estivéssemos com o instrumento de ensaios. Uma vantagem é que também é possível atribuir valores para as BIs e as Inputs dos CFCs, substituindo parcialmente uma giga de testes.
IEC 61850 Station - Também chamada popularmente apenas de Station, é o local para a configuração de diversos itens ref. às comunicações do IED, como GOOSEs, reports e os dados da rede, por exemplo.
Nesta tela não constam as ligações GOOSE porque o projeto-modelo que estou usando não está totalmente parametrizado, mas fica fácil localizar o ambiente posteriormente.
Para conhecer todos os detalhes da geração Siprotec 5, clique neste link:
https://w3.siemens.com/smartgrid/global/en/products-systems-solutions/protection/siprotec5/pages/overview.aspx
Este é um primeiro contato para que vocês possam conhecer como o DIGSI evoluiu. Nas próximas postagens, farei algumas outras abordagens sobre as parametrizações e recursos interessantes. Até logo!
Muito interessante. Aguardo novas postagens. Parabéns.
ResponderExcluir