quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Como usar o IEC 61850 System Configurator e o DIGSI 5

Oi amigos e amigas, tudo bem?

Hoje trago umas dicas de como usar bem o software de configuração do IEC 61850 aplicado aos IEDs Siemens em sua versão SIPROTEC 5. Este software é o IEC 61850 System Configurator e é instalado junto com o pacote DIGSI. Usarei a versão xx para este post.

Uma primeira coisa a saber é que um projeto criado do "zero" no DIGSI não inclui uma IEC Station por default. É necessário criarmos uma através da opção Add new station no menu principal do projeto. O resultado é este:


Temos várias observações já a partir daqui. Vejamos:

- A primeira delas é que a Station já reconhece os IEDs disponíveis no projeto e os disponibiliza no campo Available devices, onde necessitamos clicar na seta da área central para enviá-los para a área dos Assigned devices, o que habilita a leitura a partir do System Configurator;

- Percebam que há o endereço de um arquivo *.scd no campo IEC 61850 Station description file, que é o local de armazenamento da Station em sua máquina. Este campo é importante porque quando há a importação de um projeto, por exemplo, este campo vem com o endereço da máquina de origem, e como ele não existirá em sua máquina, você não terá sucesso na importação. Isto também vale para a exportação (o endereço da sua station vai junto com o arquivo exportado);

- Há também a possibilidade de escolher se a Station será baseada na edição 1 ou 2 da norma. Usarei a primeira versão aqui.

Observações feitas, vamos conhecer o System Configurator.

Clicar no ícone destacado abaixo. Serve para exportar as configurações do DIGSI para a Station.


Aliás, estes botões farão a diferença nos trabalhos envolvendo o DIGSI e o System Configurator. Explico mais adiante.

Esta é a primeira tela do System Configurator.


São listados os IEDs disponíveis e as características de identificação no projeto. Uma Station possui mais 6 telas de configurações. São elas:

Substation: São listados alguns parâmetros genéricos dos datasets e identificação da SE.



Network: É possível configurar o tipo de rede e o endereço IP inicial.


GOOSE: Aqui será um lugar de muito trabalho, já que é o ambiente para as conexões GOOSE entre os IEDs. Só seguir o conceito de Source/Destination para as associações.


SMV: Ambiente dos Sampled Values, que são as grandezas analógicas digitalizadas.



Reports and logs: Por default, os IEDs Siprotec 5 vem com reports dinâmicos configurados, mas nem sempre é possível utilizá-los. Por este motivo, o System configurator permite configurar os reports manualmente, inclusive com ajustes finos dos blocos.



Protocol Mapping: É o mapeamento dos pontos de acordo com a norma IEC 61850, que divide os pontos por IEDs, dispositivos lógicos (LDs), nós lógicos (LNs), etc.


O processo entre o DIGSI e o System Configurator precisa de um certo cuidado que mostro logo abaixo. Para acessar a Station, clicamos no botão Exportar, como falamos anteriormente. Note que o ícone para importar fica em escala de cinza, indicando que está desativado. Após o clique em Export, o DIGSI aciona o System configurator,


Fazemos o trabalho que precisamos. Neste caso, fiz este link GOOSE.


Salvamos a Station e o DIGSI agora "entende" que houve mudanças, o que habilita o botão de importação, como a figura abaixo:


Clicando no botão Import, os softwares conversam e atualizam as informações entre eles. O DIGSI apresenta o seguinte resultado:


Existe ainda outro detalhe que vale a pena mostrar, que é o sinal de informação que o DIGSI emite indicando que este processo de ir e vir do System configurator é necessário.


Então após o Export/Import, o sinal some e a sincronia estará perfeita. É neste estado que os backups devem ser realizados.

Em breve publico mais dicas do DIGSI 5 e do System Configurator!


Nenhum comentário:

Postar um comentário